Comunicação nas organizações: o que mudou nessa relação


A estratégia é um assunto-chave muito comentado atualmente, perpassando por diversas áreas, como na comunicação das organizações. Apesar dessa relação ser algo antes observado como algo distante, a partir de estudos na área de comunicação, como o estudo da Conference Board nos Estados Unidos que ocorreu de 1987 a 1997, o ramo passa a ser visto por esse aspecto mais estratégico. Essa combinação é, então, apontado como uma junção que pode gerar bons resultados nas organizações quando presente na tomada de decisão.  
A comunicação, anteriormente, era tratada nas organizações como algo puramente técnico, atuando apenas em áreas específicas muito limitadas. Além disso, não havia uma noção de comunicação como algo que é responsável por práticas muito específicas, com criação  e atuação restrita, como na fabricação de jornais internos da empresa.
Hoje, a área de comunicação é um elemento que tem sido mais valorizado por organizações de sucesso. Grandes empresas como o Rock in Rio utilizaram da comunicação para gerar bons resultados. Um exemplo disso, foi as ações pensadas pela marca para estabelecer uma proximidade maior com seu público, onde é estabelecido algumas estratégias para se aproximar mais de seu público e divulgar o evento, como o uso de influenciadores digitais pela marca.
Apesar dos resultados otimistas sobre a imagem da  comunicação nas organizações, ainda hoje a área de trabalho não é sempre compreendida ou valorizada por pessoas fora do contexto da comunicação. Um exemplo disso é a desvalorização ou até o desconhecimento de algumas áreas de atuação, como a função do profissional de relações públicas.

Sendo assim, a área de comunicação recebeu um nova olhar sobre as suas funções dentro das organizações. Antes, seu papel que era reduzido a aspectos técnicos, passa a ter voz e a ser valorizado em áreas que envolvem a estratégia dessas empresas. Entretanto, apesar desses avanços, a área ainda possui uma certa desvalorização do seu papel.

Texto: OLIVEIRA, Ivone de L.; PAULA, Maria Aparecida de. Comunicação Organizacional no contexto contemporâneo. In: __________. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, 2007. [Cap. 1]. p. 9-22.
Fonte:https://oglobo.globo.com/economia/empresas-adotam-novos-canais-para-se-comunicar-melhor-com-cliente-21374699

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astroturfing: o que é e alguns exemplos

O que é a Espiral do Silêncio?

O caso de racismo da Dove e diversidade nas organizações