O que é Comunicação Organizacional?


As organizações estão presentes de forma constante e até mesmo despercebidamente no cotidiano de todos os indivíduos. Esta influência massiva das corporações em nossas vidas se dá em função do sistema capitalista de produção e, atualmente, cada vez mais através dos meios de comunicação, que facilitam o contato entre as organizações e os seus públicos.
Diante disso, uma questão é pertinente: de que forma essas organizações estabelecem vínculos com os sujeitos, direta ou indiretamente? É disso que se trata a Comunicação Organizacional. O objetivo deste campo de estudos e de práticas é procurar compreender e estabelecer relações eficientes entre as organizações e seus públicos estratégicos.
A palavra ESTRATÉGIA é de fundamental importância ao se pensar sobre a Comunicação Organizacional. Isso se deve ao fato de que, ao se propor a estabelecer algum tipo de interação com seu público, seja este interno ou externo, a organização deve se articular de forma planejada, estabelecer um objetivo claro e se mobilizar de forma estratégica para alcançá-lo. Existem diferentes tipos de público, e a organização deve conhecer bem qual deles deseja atingir, a fim de se comunicar da forma que melhor se adapte ao público desejado.
Porém, é importante destacar que, por mais estratégica que a Comunicação Organizacional possa ser, este campo lida com eventos imprevisíveis e reações inesperadas dos públicos. Afinal, a organização estabelece vínculos com pessoas, as quais são imprevisíveis. Dessa forma, os indivíduos responsáveis pela comunicação de uma organização - sejam estes profissionais de relações públicas, jornalismo, publicidade ou outros - devem tentar desenvolver a capacidade de prever possíveis reações, “consertar” falhas comunicativas e sempre estar atentos a possíveis interpretações errôneas a respeito do que devem transmitir aos públicos.
Outro aspecto importante que se mostra na Comunicação Organizacional é o processo de disputa de sentidos entre as partes envolvidas na interação, isto é, entre a organização e seus públicos. Muitas vezes, o posicionamento da organização se difere do pensamento de seus interlocutores, gerando um ambiente de tensão e de negociação de sentidos. Entender a comunicação organizacional como um mero sistema transmissivo, ou seja, um fluxo unidirecional de informações das organizações para seus públicos, constitui um erro, uma vez que os sujeitos em interação com a corporação não são passivos e podem interpretar os discursos organizacionais de diferentes maneiras. Por isso, é crucial que, ao estabelecer interações com seus públicos estratégicos, as organizações levem em conta os anseios e demandas destes, de forma a estabelecer um espaço de negociação  e troca de sentidos. De qualquer forma, a Comunicação Organizacional nunca estará livre de conflitos e embates; afinal, sempre haverá diferentes interesses envolvidos nas relações entre organização e público.
Diante dos aspectos apresentados sobre as implicações do processo comunicativo entre organização e públicos, é possível perceber a importância da Comunicação Organizacional na vida em sociedade, uma vez que, como diz Rudimar Baldissera, “a Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais.”


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:


BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Revista Organicom, v.6, n.10/11,  2009. p. 115-120.

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