Mudança no nome de algumas profissões: o que isso implica?



  A palavra profissão tem sua origem no latim e é associada a ação de se manifestar sobre algo, especificamente no contexto da palavra profissão, o indivíduo se declara como alguém que faz determinadas práticas.
  No meio social, ao se declarar como agente de determinado meio profissional, as pessoas podem receber um certo status social ou o efeito contrário, uma desvalorização por conta de suas práticas. A forma como uma profissão é nomeada pode afetar ou não a forma como essas pessoas se enxergam e são vistas no seu meio social.
  Além de haver uma mudança no status social relativo à sua profissão, outra característica muito ligada a esse fator é a motivação desses indivíduos para realizarem suas funções. Este fato está muito ligado a forma como as pessoas são tratadas no meio social, um exemplo simples é observar a forma como um profissional na área do direito e outro na área de serviços gerais são tratados no seu meio social.
  Por conta dessas diferenças de tratamento e da conotação negativa que algumas profissões poderiam carregar, algumas nomenclaturas de profissões foram modificadas. Essa mudança tem o intuito de abrandar a forma pejorativa que algumas funções eram recepcionadas no meio social.
  Algumas dessas mudanças de nomenclatura foi a profissão de lixeiro para gari. O substantivo lixeiro remete de maneira mais direta a ideia de lixo, ou seja, algo que foi descartado e que transmite uma carga de repúdio. Já a palavra gari, não há uma associação direta a ideia do lixo, sendo uma palavra com uma conotação menos ‘pesada’.
  Apesar dessas mudanças de nomenclatura, as relações entre os indivíduos, especificamente entre empregador e empregado nem sempre acompanham estas mudanças, sendo essa uma manifestação de desacordo com a ideia feita pela senhora Cleuza Silva, que trabalha no ramo de limpeza há mais de 30 anos. Para Cleuza “apenas o nome mudou, a forma como os patrões trata os funcionários continua sendo abusiva e desrespeitosa”.  
  Além disso, ainda permanece a glamorização e depredação de algumas profissões, sendo essa uma ideia muito enraizada no nosso contexto social e na forma como as pessoas enxergam outros profissionais. É imprescindível exercitar um olhar diferente para as profissões, buscando enxergar a importância de todas elas para a sociedade.


  Portanto, apesar da mudança não afetar algumas relações de poder, é importante lembrar em como essa mudança de nome influi em uma série de características que antes era associada a profissão devido ao seu nome. Além disso, vale fixar a ideia de que toda profissão possui uma importância social e sua ausência pode ocasionar em uma série de outras problemáticas.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astroturfing: o que é e alguns exemplos

O que é a Espiral do Silêncio?

O caso de racismo da Dove e diversidade nas organizações