A Comunicação Organizacional nas Redes Sociais



Com o advento da Internet, a interação entre as organizações e os seus públicos tornou-se muito mais rica e cheia de possibilidades. Hoje em dia, é praticamente impossível uma organização obter visibilidade sem estar inserida no mundo virtual.
Grande parte das organizações está ciente disso, e muitas estão se aproveitando desse espaço para estabelecer relações cada vez mais próximas com as pessoas, adequando seus discursos ao ambiente cibernético e às demandas de seus públicos.
A seguir, citamos alguns exemplos de organizações que estão se saindo muito bem na comunicação através das redes sociais, levando em conta as características de seus públicos no meio virtual.
Itaú e Santander




 Um usuário do Twitter fez uma brincadeira desafiando os bancos Itaú e Santander a fazerem uma batalha de rap para convencê-lo a abrir uma conta em uma das empresas. O Santander foi o primeiro a responder, fazendo uma rima. Itaú, vendo a repercussão, respondeu com outra rima.
 É interessante o modo como as empresas lidaram com a situação, entrando na competição e levando um clima descontraído para a disputa. É uma adaptação ao perfil dos consumidores que, no twitter, se sentem à vontade para brincar com as empresas, com o uso de memes e pegadinhas. 
Você pode ver o resultado desse duelo no link abaixo!



Netflix




         A Netflix, a exemplo de muitas empresas ligadas à tecnologia, é também uma empresa que sabe se comunicar com seu público e é reconhecida por isso.
Usando uma linguagem característica das redes sociais, sem soar forçosa, a empresa conquistou seus clientes. Sempre posta conteúdo de divulgação que cria identificação com seus consumidores e, muitas vezes, contextualizando seu conteúdo a eventos recentes, como divulgar a nova temporada de House of Cards comparando-a com a situação política brasileira.
Outro vínculo que a empresa cria com seus clientes, através das mídias sociais, é o uso da cultura do país, como, por exemplo, anunciar as temporadas da série Orange is the New Black com Inês Brasil, Valesca Popozuda e Narcisa Tamborindeguy, no Brasil, e Paola Bracho, no México, especialmente famosas na internet.
A empresa também é considerada um exemplo online por responder rapidamente seu público, sempre de forma descontraída, e ajudar a resolver qualquer problema com o serviço de streaming, além de se posicionar, em posts e comentários, contra crimes de discriminação social.

Nubank





A Nubank é uma organização que chegou a pouco tempo no mercado e se consolidou tão rápido que pode fazer os mais desconfiados questionarem a integridade de seus serviços. Mas isso não é um problema para quem sabe se comunicar bem com seu público, não é mesmo?
A startup brasileira de serviços financeiros usa as redes sociais a seu favor e faz com que até quem não é cliente passe a venerar a marca pelo seu posicionamento no meio digital. A linguagem jovem e informal adotada mostra que a empresa está sempre por dentro do que está acontecendo e não deixa de se atualizar.
Além disso, o cliente é claramente sua prioridade número um. Todos os comentários deixados nos posts do Facebook são respondidos pela página, com direito a gifs e piadas com a temática do momento na cultura pop.
Apesar de se estabelecer majoritariamente no meio digital, a Nubank também faz ações no meio físico, presenteando clientes que tenham tido alguma experiência negativa ou simplesmente porque são grandes influencers digitais - uma estratégia de marketing invejável. Já teve gente ganhando desde uma misteira roxa (cor que ganhou o coração dos nubankers) até presente pro cachorro que comeu o cartão, tudo sempre acompanhado de uma carta escrita à mão pela equipe Nubank. Dá até vontade de ser cliente, não é?

Havaianas















A marca Havaianas foi criada em 1962 e, apesar de ser a criadora dos chinelos de dedo, ou seja, algo muito ligado à tradição e ao pioneirismo, a marca faz um movimento inverso ao propor uma comunicação mais jovem e descontraída com seu público. Para isso, em suas propagandas a Havaianas utiliza de um tom mais descontraído, com a presença de gírias e de bom humor. Para isso, a marca recorre a figuras públicas que sejam mais 'cool', onde o tom mais jovem é sempre predominante.


Com esses poucos exemplos, já deu para perceber a importância da Comunicação Organizacional nas redes sociais para estreitar relações com os públicos, nao é?





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